Governador Márcio França garante olhar especial para São Vicente

O governador de São Paulo, Márcio França, promete investir em projetos sociais e em iniciativas voltadas à juventude. O chefe do Executivo paulista também assegurou um olhar especial para São Vicente e Região durante seu mandato. O pronunciamento foi feito no encerramento do 62° Congresso Estadual de Municípios, em Santos

A fala do governador dirigiu-se especialmente aos mais jovens. “Eu gostaria muito de me dedicar à questão da juventude, como alistamento civil, ampliação das vagas universitárias, criar algum instrumento para que Etecs, Fatecs e universidades possam ter alunos e chance de poder sobreviver”.

França explicou que muitos estudantes passam em vestibulares, mas a evasão é um problema. Por isso, ele destacou algumas ações implantadas por ele em convênios com municípios, todas voltadas à formação de jovens, como os polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a abertura da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri).

O prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, celebra esse olhar especial e destaca que essas iniciativas já existem na Cidade. “Muito se fala em segurança pública. Eu, particularmente, sempre destaco que investir em oportunidades para os jovens é trabalhar para combater a criminalidade. Ações como a Univesp e as Etecris cumprem muito bem esse papel”.

Alistamento – Outra proposta defendida pelo governador também tem referências na Cidade. É o caso do alistamento civil, por meio do o projeto “Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal”, que vigorou por mais de uma década em São Vicente. O programa fez com que os índices de criminalidade entre a juventude despencassem na Cidade, considerada a terceira cidade mais violenta do Estado na época.
“Basicamente, você dá uma oportunidade para o jovem vulnerável. Quando ele faz 18 anos, vai fazer alistamento militar e ele não tem condições financeiras de sobreviver. Então, ele é dispensado do Exército. Nós trazíamos esse jovem para trabalhar durante um ano, fazia um curso técnico obrigatório e voltava a estudar”, justificou. 

Os projetos foram elogiados por Geraldo Alckmin, presente no evento. “Quero saldar a iniciativa do governador, que fez um trabalho pioneiro quando prefeito em São Vicente, trazendo jovens para atividades sociais”.

Agenda – Márcio França cumprirá seu primeiro compromisso público oficial como governador na terra que o projetou. Isso porque ele estará no México 70 nesta segunda-feira (9), para acompanhar as obras de desobstrução e recuperação do canal do Meio, às 12h30. Na sequência, seguirá para a Área Continental de São Vicente para verificar os trabalhos de duplicação da Avenida Quarentenário.

Categoria:CIDADES

Deixe seu Comentário