Alckmin entrega novas portas do VLT em Santos e libera edital do trecho 2

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou, nesta segunda-feira (26), a publicação do edital de obras do trecho II do VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), que vai ligar a avenida Conselheiro Nébias e a região do Valongo, em Santos, no litoral de São Paulo. Ele ainda autorizou o início do projeto do trecho III, entregou portas-plataformas das estações e participou da inauguração de uma biblioteca que leva o nome dele, em uma universidade de Santos.

O governador chegou a Baixada Santista por volta das 8h30. Ele ministrou uma aula magna para os alunos dos cursos da área de Saúde da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), no auditório do Campus Rosinha Viegas. Depois, Alckmin participou da sessão solene de inauguração da Biblioteca Central, que leva o nome dele. Ele foi acompanhado pela reitora Renata Viegas e pelo mantenedor Rubens Viegas.


Em seguida, o governador foi para a estação Porto do VLT, na avenida Senador Dantas, em Santos. Ele entregou as obras de conclusão das portas-plataforma nas cinco últimas estações, do trecho Barreiros-Porto do VLT.

No local, Alckmin também autorizou a publicação do edital de obras do trecho II do VLT, que prevê a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e a região do Valongo, e a publicação do edital de contratação de projeto executivo trecho III do VLT, o Barreiros-Samaritá.


De acordo com o projeto, divulgado em 2017, o trecho II do VLT terá 8,2 km e 14 estações passando por vias como Campos Melo, Dr. Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, ruas São Bento, Visconde do Embaré, Amador Bueno, da Constituição e Luiz de Camões. A previsão é que a construção tenha início no segundo semestre deste ano, com investimento de R$ 270 milhões. As obras devem durar 30 meses.

Alckmin também entregou os dois últimos VLTs dos 22 contratados e três equipamentos de manutenção. Assim como os demais, os VLTs têm capacidade para 400 usuários, velocidade média de 25 km/h, ar-condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.


VLT na Baixada Santista

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. O Centro de Controle Operacional foi entregue em junho de 2016. O primeiro trecho do VLT, com 11,5km de extensão, foi entregue à população no dia 31 de janeiro deste ano, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. Os dois trechos do VLT da Baixada Santista atenderão cerca de 70 mil passageiros por dia.


Categoria:CIDADES

Deixe seu Comentário